domingo, 11 de janeiro de 2009

Luz da Sabedoria dispensa Riquezas

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Cinco minutos reflexivos

Ao redor
Parede descascada
Cadeiras sem encosto, mesas sem pernas.
Livros velhos e empoeirados nos fazendo tossir
e mais uma sorte de objetos inúteis, mas que nos maravilhavam tanto!


Janela alta - só se via o céu -
com vidros quebrados que não nos protegiam do frio.
Ventilador velho que não aliviava o calor;
- mas que nos orgulhávamos em possuir -
Sonhos perdidos em meio a confusão de baldes para a goteira
de uma despensa / sóton / sala de aula.



Metade de uma porta
"pra quê fechadura?"
É como bordar roupa puída...



Se ao menos tivesse luz!
Se bem que a luz vinha lá da frente
Das sábias palavras de um sábio mestre
que não foram ouvidas e, muito menos, gravadas por nós.
Mas sei, ele já ganhou seu galardão.
Nós também.
.
.
Era o famoso
"cinco minutos de sermão após a bagunça do recreio".
Professor teimoso!
Não sabia que no outro dia desobedeceríamos
tudo o que havia sido dito?

O sermão acaba.
Minha mente volta ao corpo se esquecendo de tudo ao redor...
É preciso concentração na aula.


Letras e mais letras na parede sem lousa
Tanto Saber empurrado nas nossas cabeças sem mácula!
E Ao nosso redor
Uma "sala" em condições precárias.


Éramos crianças tão felizes!


Rosiani Bueno de Oliveira

Uma lembrança dos tempos de primário veio como uma foto em minha mente...A Saudade dos colegas e professores que nunca mais vi juntamente com a admiração que tenho das coisas simples e sem luxo, me deram a inspiração para escrever este humilde poema.
Quase uma década depois e me concedo estes cinco minutos de lembranças.
Éramos, sem dúvida, crianças felizes.

3 comentários:

Julie Rodrigues disse...

Oi! Dorei seu blog!
Por isso o indiquei para
receber o Selo Dardos!
Passa no meu blog e veja as regras!

Flávio Mello disse...

Metade de uma porta
"pra quê fechadura?"
É como bordar roupa puída...


nossa que lindo... que linda...

parabéns por vc ser vc.

força na pena e luz no poema!

NeNe - Eu como sou... disse...

Orgulho da prima.^^