quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Uma questão de Regra de Três

Fiquei sabendo que o apartamento da Xuxa pegou fogo.

Trágico...

Saiu nos jornais, todos viram.
Muitos sentiram pena do Luciano Szafir tendo de passar por vários exames.

Fumaça tóxica...

Todos louvaram o fato de a Xuxa ter sorrido para as crianças no Maracanã mesmo após esse tal incêndio.

Superação...

Alguns canais até fizeram programas voltados só para este assunto: o susto que a "pobre" família teve de passar.

Susto...

No meu bairro também teve um incêndio. Talvez um pouquinho de nada diferente do incêndio da Xuxa...
Diga-se de passagem, que no lugar de um apartamento em um condomínio rico do RJ, foi em um barraco na favela em um bairro periférico.
E que ao invés de uma assistência rápida que a Xuxa recebeu, tivemos aqui perto uma demora razoável do corpo de bombeiros... Tipo o suficiente para que a comunidade que tivesse de ajudar a salvar as famílias.

Sim, famílias. Creio que três.

Digamos também que ao invés do simples susto - e da internação de um ator famoso em um ótimo hospital -, tivemos perdas.
Perda de uma casa conquistada com suor... Móveis que talvez nunca mais sejam restituídos. E a pior das perdas...
Eram três famílias... As duas que moravam na parte da frente conseguiram ser salvas pelos visinhos, já a que morava nos fundos...
Uma mãe é encontrada “grudada” literalmente na filha – com o perdão da expressão, mas não há como colocar eufemismo nessa parte – enquanto um padrasto é encontrado nas mesmas condições com o enteado.
Perguntam-se o porquê disso? Tentativa de pais desesperados em proteger seus filhos do fogo que consumia.

Só a tentativa.

Só.

Ficaram presos na própria casa em chamas. Os bombeiros não chegaram a tempo de salvá-los. “Longe demais para chegarem rápido”, dizem.
O melhor é acreditar e tentar afastar da mente a imagem das letras vermelhas e garrafais escritas no muro de um terreno baldio aqui perto: “Futuras instalações do corpo de bombeiros”. Acho que essa promessa foi feita na penúltima eleição. Quem sabe o governo tenha se esquecido de mandar verbas ou elas foram desviadas. Afinal, podemos esperar qualquer coisa de uma cidade onde os candidatos à prefeitura têm uma criatividade incrível para slogan de propaganda eleitoral: enquanto o de um é “Fulano de Tal, o mais preparado” o do outro é “Beltrano de Tal, o mais preparado de verdade”. Se eu fosse lá e dissesse que eu era “a mais preparada de verdade e incontestavelmente”, quem sabe eu até teria ganhado as eleições!

Na internet e na TV corre a foto do apartamento da Xuxa saindo fumacinha.
Ninguém veio aqui perto tirar uma foto sequer.
Vai ver que é porque não sobrou nada. Só as cinzas, alguns pedaços de madeira queimada que eram as paredes. E, ironicamente, um vaso sanitário (que talvez possa representar a importância do acontecimento para a mídia).
Sobraram também os moradores que sobreviveram... Nenhum repórter veio perguntar o que eles iriam fazer da vida agora... Talvez porque estivessem ocupados demais entrevistando a Xuxa para saber onde ela iria passar o natal depois dessa tragédia em seu AP... Com tristeza ela responde: “Acho que na casa de uma amiga em Orlando, EUA”...

Tadinha da Rainha dos Baixinhos... Está abalada.

Será que é tão grande a diferença entre um incêndio sem vítimas e outro com perdas irreversíveis?
Será que a diferença está no fato de um ter sido causado pelas luzes de uma árvore de natal e o outro por uma vela usada por quem não pôde pagar a conta de luz?

Algo me diz que não é só isso...

Creio que a resposta é matemática. Questão de Regra de Três:
Ao invés de três pessoas famosas, havia três famílias pobres.
Quem sabe essa tenha sido a diferença...
Mas não pode ser isso! Estamos falando de um país democrático... Uma terra onde o próprio presidente veio do povo... A questão é que ele está lá em cima agora, será que ele continua sendo do povo?

Mas isso não importa para a mídia no momento...

A pena é que minha caneta no papel ou meus dedos no teclado não podem fazer nada para apagar incêndios ou ressuscitar pessoas... O máximo que podem fazer é incomodar quem ler. Mas só quem ler. E isto é pouco, muito pouco. Por isso que esta postagem é quase inútil...
Nesta parte eu confesso minhas também inúteis lágrimas que venho derramando à medida que vou escrevendo...

Só me concedo mais uma pergunta:

Será que um dia a família da Xuxa vai conseguir superar essa tragédia?

Um comentário:

NeNe - Eu como sou... disse...

É prima, infelizmente é está realidade em que vivemos. Quem irá notar que uma família POBRE morreu enquanto uma famosa 'puta' está mostrando suas roupas intimas na mídia? Quem irá notar o sofrimento de famílias humildes enquantos as famílias poderosas estão passando o verão no Caribe?

Quem irá notar que eu perdi meu irmão e que você perdeu seu primo no meio de tanto egoísmo e conveniência?
Lá fora ninguém vai chorar nosso choro e não irão sentir nossa dor.
Somos demasiados insignificantes para está sociedade desprezível.

P.S: Isso é tão revoltante...