terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Às vezes precisamos voltar atrás...

Amizade Gramatical II

Estive tentando analisar
Sintaticamente
Essa nossa amizade inexplicável.
Comecei pensando que talvez fôssemos duas orações
Coordenadas.
Adversativas, devido os desentendimentos.
Mas para sermos coordenadas, teríamos de crer
Que não dependemos uma da outra
E que mantemos sentido sozinhas...

Então descobri que somos duas orações
Subordinadas.
Só resta saber de qual tipo...
Será que somos temporais?
Não! Nossa amizade vai além do tempo.
Condicionais?
Também não! Não impomos mais condições para sermos amigas.
Então será que somos comparativas?
Não! Impossível nos comparar agora! Impossível...
Então acho que somos causais,
Pois você é a causa de meus problemas;
Preocupações;
E das minhas alegrias.
E também somos conformativas
Pois acabamos nos conformando
Com os defeitos uma da outra.
E somos também proporcionais,
Pois à medida que o tempo passa
Mais aumenta nossa amizade.
Apesar de todos os pesares...
... e acima de qualquer expectativa.
Mas, acima de tudo, somos consecutivas,
Pois tudo que faço é simplesmente a conseqüência
Do amor fraterno que sinto por você.
Por mais que você insista, insista,
Insista tanto em ter ainda a tal da conjunção.
Que está entre nós... Ou que nos une... Nem sei mais.

Hoje descobri que somos realmente subordinadas
Porque me faço uma oração secundária
Para te tornar a oração principal da minha vida.

Rosiani Bueno
Dedicado à mesma "amiga" do poema abaixo...
É que às vezes voltamos atrás para podermos seguir em frente.

Nenhum comentário: